terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

29


Estou prestes a fazer aniversário. Quem consegue não ficar estranho nesta data? Conheço poucos. Parece que tá pesando tanto desta vez que até lembrei que a perturbada da Elizabeth Taylor aniversaria no mesmo dia que eu. Mas também pensei na música do Legião Urbana: “E aos vinte e nove com o retorno de Saturno / Decidi começar a viver...”

Eu, que pouco conheço de astrologia, a não ser que sou de peixes e às vezes leio o horóscopo, resolvi pesquisar o que é o tal retorno de Saturno, já que completarei vinte e nove anos. (não deve ser por acaso que, no símbolo do signo, um peixe esteja indo pra cada lado)

Pois bem, descobri que entre 28 e 30 anos o planeta se coloca onde estava quando você nasceu e começa uma nova volta em torno do zodíaco. Até aí ok. Mas e as conseqüências disso?

Mais responsabilidades do que nunca. (ok já to acostumado – uma ou outra a mais não fará diferença)

Doloroso rito de passagem. (normal)

O que antes era opção se torna definitivo. (Como assim Bial?!)

Pois é. O que vinha enrolado até agora se define e vai impulsionar os próximos 28, 29 anos. E claro, com suas conseqüências mais sérias do que nunca. (Ai que saudade de brincar com meus “comandos em ação”.)

Então, o passado se torna apenas passado e influi menos. É um novo começo, mais independência da família e daquelas relações xaropes com infância e adolescência. Autonomia enfim. (Será que vou ser um paciente mais “fácil” na terapia?)

Pais mais relaxados em relação à responsabilidade sobre os filhos. (não, não, não aceito.)

Cresce a necessidade de ter um lar, ter filhos, educá-los. (ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar serve? pula essa)

Começa-se a pensar seriamente no futuro. (ta querendo dizer que o que pensava não era sério? Fala sério.)

Primeiro contato com a sensação de que a velhice não tarda. (posso jurar que já senti isso ano passado... e retrasado... oh God, cadê meu Renew)

Intensificação das cobranças internas. (hã...e isso pode aumentar?)

Não é mais tempo para ilusões e sim para definições. (e quem, como eu, precisa de ilusões pra sobreviver como é que fica? Socorro)

Você quer agir diferentemente dos seus pais mas acaba se aproximando novamente deles e, paradoxalmente, tomando decisões surpreendentemente parecidas com as deles. (Bah, eu não vou virar um reclamão, que saco, não vou, que droga, jamais, que merda hehe)

Nessa época, as pessoas que ainda não se definiram na vida passam a se sentir muito angustiadas, porque o fantasma do fracasso começa a ameaçar. (loser?)

Freqüentemente, aos 28 anos as pessoas retomam os estudos, procuram caminhos profissionais definitivos e não mais bicos e trabalhos esporádicos. (por “acaso” olhei um anúncio de pós-graduação no jornal de hoje)

A crise provocada por Saturno sempre é complicada, já que mexe com assuntos como o tempo e a idade, fracasso, frustração ou sucesso. Todos estes aspectos são muito angustiantes porque abalam a auto estima de cada um. (nada de novo, todo reveillon é assim)

O ciclo dos 28 anos de Saturno é completado quando se pode tomar nas mãos com segurança as rédeas e o controle da própria existência. (hm rédeas da vida e bases sólidas pro futuro. Nada mal. Taí, to mais tranqüilo agora. Ufa)

SE BEM QUE A LIZ TAYLOR FOI SEMPRE UMA DESCONTROLADA!!


O Destro

*informações sobre o Retorno de Saturno retiradas de http://portodoceu.terra.com.br/

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara, DEZ!!!.. Adorei o texto!

Você conseguiu colocar humor e expor, simultaneamente, sua angústia por ficar mais velhinho...hehehehhe

Temos em comum esta aflição pré-aniversário, mas nunca fiz pesquisas zodiacais, assim: tão profundas...hehehhehe

Mas tenho que confessar: minha vida tomou um rumo completamente diferente bem nesta época ..28, 29, 30anos... foi um recomeço, sem dúvida! Agora sei: culpa de Saturno. E, obrigado Saturno! Os caminhos que tomei depois desta fase foram e são muitos melhores!

Abração.

O Destro & O Canhoto disse...

OH GOD!
SOU O PRÓXIMO A SURTAR ENTÃO?!?!?!
(SE BEM QUE....HÃ....DEIXA PRA LÁ...hehehe)

Anônimo disse...

olha. nunca tinha reparado nessa musica, muito menos ia pesquisar sobre. Masss SEMPRE ouvi fala na crise dos 28 (sim, 28,nao 29). Homens nessa idade sao muito mais indecidos e loucos e volateis do q a maioria dos seres humanos
hihi

MaxReinert disse...

... crise dos 28... dos 29, dos 30... eu estou na dos 34!!! Será que a gente sempre vive em crise???

Que bom.... deve ser muito chato ter tudo certinho e quadradinho... e depois, nossos analistas precisam receber para pagar suas despesas!!! hehehehe

Beijos!

Rodrigo disse...

Eu tenho 25 anos, e já vivi umas 25 crises, hehehe...
Muitas dessa sensações eu já senti mesmo ainda estando longe dos 28-29 anos. A pior delas, a de não ter definição na vida, foi aos 20-21, quando larguei a faculdade de Física e não sabia o que fazer (aliás, o que já havia acontecido aos 18, quando escolhi o curso errado). Menos mal que depois me decidi por História, mais quatro semestres eu me formo, e desta vez minha vida tomou rumo... Ou não?

Abraços

Anônimo disse...

É... visão de quem tá sempre um passo na tua frente (afinal, eu fiz 30)...

Não vai mudar...

Fazer o que...

Quem tem consciência do mundo nunca se conforma...

E no fim, a ignorância é realmente uma bênção

Abraço forte, saudades