segunda-feira, 17 de março de 2008

CONCLUSÕES DA IDADE

Acho que o mais intrigante é perceber que, quanto mais o tempo passa, mais duras ficam as pessoas. Sempre fui fiel aos meus pensamentos, mas quando me diziam que eu ainda iria aprender muito sobre essa coisa chamada “amor’, eu virava as costas e tapava os ouvidos – como se eu não precisasse aprender nada com os outros. A essa altura do campeonato, já não sei avaliar se todas as teorias que foram jogadas em meus braços são verdadeiras. Não sei se aquilo que eu acreditava piamente nunca passou de uma grande besteira. Não sei dizer se as pessoas deixam a leveza de certos sentimentos de lado em prol de algum benefício divino.
Vestir uma armadura é mais confortável?
Qual é a graça dessa piada?
Por que o tempo insiste em endurecer o ser humano?

Quando penso na quantidade de vezes que escutei a frase “deixei de acreditar no amor”, saída da boca de pessoas tão diferentes – e TÃO especiais pra mim – nos últimos meses, páro e, por incontáveis segundos, fixo meu olhar em algum ponto qualquer. “Que porra é essa?”, digo. Ok, essa não é a pergunta mais apropriada. Mas, convenhamos: nesse caso, qual é o questionamento mais coerente? Mais sensato? E qual é a melhor resposta?

Daqui há 13 dias completo trinta anos de vida. Não, não estou em crise. Mas chego a esse ponto de minha estrada com a notória sensação de que amar pode não valer tanto a pena assim. Aos amigos que me lêem e que me conhecem realmente, essa confissão vai soar um tanto quanto estranha, eu sei. Se eu endureci? Não sei. É uma fase? Talvez. É mais um desabafo do Thiago? Sim, mais um! Não gostou? Problema é seu.


Em que momento deixa-se de crer em um sentimento que, por séculos, tem sido taxado e elevado aos céus como “o mais belo” de todos? Juro, não sei. Mas gente, essa é a vida real! Acontece mesmo!! E aqui, à beira de completar três décadas de existência, chego à conclusão de que, sinceramente, eu esperava que isso fosse demorar um pouquinho mais pra acontecer comigo. O fato é que cansei desse meu coração mole. Cansei de escutar “que bacana esse seu jeito intenso de sentir” ou “como é legal amar assim, sofrer assim”. Legal porque não é contigo, ok??? Saturou. Não quero sentir mais nada desse jeito, não pretendo mais dedicar horas a alimentar desejos ou emoções, e nem tenho mais idade pra isso. Sim, estou em crise!! (No comments about that, please!)

Quando eu tinha 18 anos (hã...virou fixação esse papo de idade??) escrevi uma crônica para um jornal cujo título era: “Pra quem não ama”. Nela, apresentava o meu ponto de vista sobre o lado positivo de não amar ninguém. De estar só e feliz. Lembro-me que uma das frases (talvez mais coerente do que qualquer outra que eu já tenha escrito aqui), dizia: “ficar sozinho é ótimo, pois é o melhor momento para você ficar próximo de você mesmo”. Soa piegas? Pode até ser. Mas ameniza um pouquinho desse meu sentimento e de uma certa dor que insiste em martelar aqui dentro.

O Canhoto


37 comentários:

O Destro & O Canhoto disse...

O lado canhoto tá mais próximo do destro do que parece... (não sei mais)
Beso amigo.

O Destro

MaxReinert disse...

Hummm...
bom.....
err.....

Eu realmente não sei o que dizer... mas, do alto dos meus 35 anos (só pra não fugir da neura da idade!) eu ainda não me convenci disso... pelo menos AINDA não!

E olha que tenho motivos!!! Vc sabe...

Acredito sim que as pessoas tem cada vez mais medo de tudo! E isso não tem a ver com idade... tem a ver com estar disposto a se conformar com pouco...

Eu não quero pouco... e sei que vc não merece pouco!!!! Porque vc é meu amigo... e eu sempre escolho os melhores... hehehehehehehhe

Betina Pontes disse...

Bom, endurecer é uma das únicas coisas que podemos fazer para nos proteger. E você sabe mais do que niguém como vivo defendendo a causa. Endureça já!

Claro que há pessoas adoráveis e pelas quais vale e muito a pena derreter até o último fio de cabelo. Falo pensando em pessoas que, por não ter endurecido quando deveria, amargam escolhas mal feitas e sofrimentos que poderiam ter sido evitados. Pessoas que não percebem o quão valiosas são os sentimentos e vivências que certas pessoas valiosas trazem quando chegam. E que por não conseguir lidar com isso sem ver o quão duro se transformou, acaba por querer endurecer o outro - aquele que ainda sonha e chora.

Ora, quem quiser ter algo para doar um dia, para sonhar em algum momento, para chorar quando der vontade - que endureça de uma vez. Melhor que viver exposto e acabar endureçendo da pior forma: contagiado por aqueles que não souberam se proteger.

Te amo muito amigo...

Euzer Lopes disse...

As pessoas que dizem que não acreditam no amor, são as que acreditam, sim.
Entram de cabeça numa relação, doam-se, intensamente.
E recebem - quando recebem - migalhas!
A frustração é grande, mas nunca desistem. Apenas dão um tempo!

Ana Paula disse...

"Mas chego a esse ponto de minha estrada com a notória sensação de que amar pode não valer tanto a pena assim."
Isso de fato me assustou.
Amar sempre vale a pena.
Seja um amor platônico,o amor por um ato..o amor próprio.

Endurecer, todos endurecemos, como me avô, nordestino com suas crenças diz.
"a vida bate, o couro fica mais duro a cada ano"
E isso é verdade.
Eu tenho 20, e não fico feliz com tantas coisas como ficava aos 13.
Um beijo.

Anônimo disse...

"Sim, mais um! Não gostou? Problema é seu." Legal porque não é contigo, ok??? " a tua cara escrever isso, né!!! vem pra sp comemorar teu aniver.

"O amor é um furacão
Surge no coração
Sem ter licença prá entrar
Tempestade de desejos
Um eclipse no final
De um beijo
O amor é estação
É inverno, é verão
É como um raio de sol
Que aquece, tira o medo
De enfrentar os riscos
Se entregar...

Amar!
É envelhecer querendo
Te abraçar"

bjss, amado...Carrie Bradshaw dos pampas

Wander Shirukaya disse...

Como vou fazer 28 mes q vem posso dizer q sei bm o q eh essa situação. Cada vez mais velho e mais grosso, gritando declaraçoes de amor à solidao.
E isso nao nos faz tao mal...

Grande post (no bom sentido)!
^^

Laís D. disse...

rsrs, gostei muito do blog!Embora não sei se concordo com sua opinião, sei que não vou contra, canhoto!
Gostei muito do blog, continuem assim!
http://refugiolilais.blogspot.com/

Lanterna Verde disse...

Acredito que são apenas fases...
nada como um dia atras do outro


fuiii

YagoMurakami disse...

Realmente hoje pode ser totalmente diferente de amanha, de pior ou pra melhor...

abraços!

Anônimo disse...

O problema não é a falta de amor, não é a crise dos trinta, não é o cansaço da espera, muito menos o coração que insiste em doer. A grande questão da resposta que nós insistimos em achar que sabemos é justamente o que uma velha amiga dizia: "Transferimos a nossa felicidade para os outros e esquecemos que ela depende única e exclusivamente de nós". É, vc sabe, talvez eu não pense assim quando eu chegar na minha terceira década... Mas quer saber? Se eu não pensar assim...Vou ter a certeza de que um dia eu tb. iria falar: "Legal, porque não é contigo, ok?" aí eu iria descobrir que a crise dos 30 existe. E, que ainda bem, eu consegui chegar viva até aqui. E que ainda tenho muito o que comemorar. Porque a vida é assim mesmo.

Um beijo, com saudades,
Japa - Mi.

Anônimo disse...

Cdaa ano na nossa vida � mais um milh�o de aprendzados...em um ano se vive e se pensa muito, sozinho ou acompanhado...cada um a sua maneira^^


Beijos

O Antagonista disse...

Amar precisa ser uma atitude mais racional... não podemos confundir com paixão! Mas amar é assim... também há dor neste ato! Também há ódio no amor! O principal é, antes de tudo, amar a si próprio! É uma conclusão bem clichê, mas é o que funciona. Se não for assim, o amor torna-se um mergulho de cabeça num lindo e pontiagudo rochêdo. Ou seja, você vai se ferrar mais cedo ou mais tarde.

Valeu!

Marcos Costa Melo disse...

Bem vindo à crise dos 30!..hehe...eu acho que, inevitavelmente, a razão vai ganhando da emoção com o passar do tempo.

abs

ps: quem é de Floripa? O Destro ou o Canhoto? Eu sou também. Vou linkar o blog no Euforia.

Wagner Sabbado da Rosa disse...

Eu não sei, falta 7 anos para chegar aos trinta. Acredito que o amor é como o homem, sempre falha. Uma hora parece que é perfeito e outra hora parece que é a coisa mais errada. As pessoas vêem o amor como algo de outro mundo, mas se o amor fosse feito para outro mundo ele seria de acordo com as pessoas de outro mundo. O amor daqui é assim, que nem a gente. Gostei do blog!

coisasqueeuvivendo disse...

Acho que a grande desilusão em relação ao amor que a maioria das pessoas vive se deve a dois fatores: primeiro a falta de auto estima de se amar primeiro e querer o melhor para si depois pelo excesso de idealização como se a outra pessoa não sofresse de limitaçoes, egoismos, defeitos e caracteristicas humanas.
Com certando estes dois parafusos as coisas podem melhoras, dificil é achar a ferramenta certa para o ajuste.

blogador disse...

o ser humano sempre tende a buscar a perfeição.
mas o que nos torna interessante são as nossas diferenças...
otimo blog cara e bom post

Unknown disse...

Acho que o problema não seria a idade, é sim mas uma fase, é bom criamos nossa casca, ser mas frio...Pensar mas dentro d si mesmo...

Bom Texto, Bom Blog!!!!!!!! esta adicionado aos favoritos...

http://passageiradotempo.blogspot.com/

Unknown disse...

Ah o amor...
Como pode uma palavra tão pequena, ter um valor imenso...
Amar, amar e amar...

http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!

Às vezes tenho essa mesma sensação.amor ...

Amei de verdade seu texto!

Visite-me:
http://recantodeyeda.blogspot.com/

Fer-Nando Cabral disse...

Interessante esse blog... e interessante que eu fiz, há pouquíssimo tempo, em um conto, uma comparação dos homens com as rochas... o tempo vai degradando as rochas e elas vão afinando. Até virar areia. Conosco acontece o contrário, não? Vamos ficando mais duros... Espero que não fiquem muitos traumas desse período!

Abraço!

Anônimo disse...

depende do que vc define como amor...
talvez quando "amar" for verdadeiro somente quando a recíproca for verdadeira, talvez só aí vc volte a acreditar no amor.

O Destro & O Canhoto disse...

É uma boa teoria, Júlia...pra quem acredita em gnomos...pq, na prática, sabemos que não funciona assim...

Juliana Wulpi disse...

Gostei da sua postagem...
Bem interessante, já havia parado para pensar em como as pessoas "endurecem" com o passar do tempo...
Mas agora pude realmente refletir!
=]

Guilherme Marques disse...

Tu manda benzaço brother!

Visitem o meu!!! é recem nascido

Flávio Dantas disse...

gostei daqui :}
depois se quiser passa por aqui ;)
bye!

Lelena Lucas disse...

Então, 25 (26 com o meu) comentários sobre dificuldades com o amor. Eterno tema, eterna questão pra muitos, também pra mim, sua parceira de signo, nascida um bom tantinho antes de você e talvez por outra perspectiva, também incomodada com a dureza e falta de capacidade de doação das pessoas nas relações amorosas. A gente tem é que se fotalecer pra não se perder no outro. Tem muito chão pela frente.
Vai lá no meu blog quando tiver um tempinho!

Edu França disse...

Há sempre um vestígio de romantismo preservado!!!

Kelly disse...

Olá!
Esse tal de amor é complicado, sinceramente ainda não senti isso, e não sei quando vou sentir... Mas por ai dizem que não conseguem decifrá-lo, cada um tem um pensamento sobre amor, e sobre endurecer com o tempo... Acredito e vejo que as pessoas realmente endurecem com o tempo... tenho 17 anos, e nesses dois últimos anos, eu mudei em relação a sentimentos, sou um pouquinho mais dura em certas coisas. Mas acho isso relativo!

Bom adorei seu blog, vou passar mais vezes por aqui, o meu fiz a pouco tempo, se der dá uma passada lá!

Bjoo... Parabéns pelo texto!

MaxReinert disse...

Tá na hora de atualizar!!!!

Anônimo disse...

Puxa, espero que esse sentimento seja alterado, espro que um amor verdadeiro ainda apareca na sua vida.bjuo!

Grazi disse...

Lembrei-me de Alexander Puschkine, que disse: "Amar? Para quê? Por pouco tempo, não vale a pena. E, para sempre, é impossível."

Anônimo disse...

Bom eu acredito em amor, mas nao naquela visao exagerada romantica, e nao acredito que dure para sempre.
Entrei no seu blog atraves de outro blog e gostei bastante, espero que volte atualizar

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Recebi o comentário no blog, e fico feliz que visite com frequencia. Assim que der passo com mais calma pra ler os textos e comentar... Abraços

meuangulo.blogspot.com

HM disse...

hehehe*
tenho um certo problema com o amor. sak.. akela parada de estar gostando d alguem. eu começo a fikr com ciumes de tudo ao meu redor e isso acaba fazendo eu fikr louko e tals..issó é triste*o*

mas adorei o blog.!

RedLabel disse...

Amor, paixao, odio, dor.. sao sentimentos 'parentes' de nosso estado de sono profundo... sim, o lugar onde se sonha!

E como esse lugar nao possui regras - a nao ser qdo as colocamos nele -, serve para nos mostrar q somos capazes de realizar os mais temiveis, morbidos, esquisitos... maravilhosos, solidarios, felizes atos.

O conceito de amor mudou tanto durante os seculos, o 'objeto amado' eh capaz de transformar-se tao rapidamente (estah sempre entre o eu e o outro). Mas eh acreditando nele, ou melhor, acreditando em sua possibilidade, sempre futura, que esperamos sempre mais...mais atos estranhos e, quem sabe, felizes nessa vida louca que nos faz encaixotar essas fagulhas do peito, do estomago, das genitais.

Amar nao eh dificil, mas sim se deixar confiar no outro.

Anônimo disse...

Lendo suas concluões achei-as um tanto pessimistas, embora acredito que aja muito tempo para mudanças. Muito legal o texto.
Um forte abraço.