segunda-feira, 23 de outubro de 2006

O QUE NOS CABE


Tente explicar para alguém com o coração partido que a dor é passageira. Experimente falar sobre quanto o tempo cura certas feridas ou sobre como o "ruim" pode se transformar no "bom" mais adiante. Não adianta. No meio da névoa, quem enxerga?

Lidar com os sentimentos é, definitivamente, uma das coisas mais difíceis de se aprender. Mas também é uma das coisas com as quais a gente mais aprende. É dúbio? É. Temos que ser pacientes para entender o que se passa dentro da gente e dos outros também. Quase nunca é fácil chegar a uma conclusão. E se fosse, que graça teria?

Quanto mais o tempo passa, mais aprendo com esse coração que bate aqui no meu peito. Sempre fui um cara que sente demais o que acontece em volta. Ora no extremo, ora na medida. Sensibilidade que me faz chorar toda vez que assisto a uma das cenas mais belas produzidas pelo cinema (alguém aí lembra do saco plástico voando em "Beleza Americana"?); que me emociona quando seguro uma criança no colo; que me faz pensar no passado, no que vivi, no que sonhei e no que se realizou. E que me faz rir. Feito bobo. Feito um guri, que eu não quero que morra nunca dentro de mim.

Nada faz sentido quando não escutamos o que vem de dentro. E cresceu comigo a idéia de que o que realmente importa é isso: aquilo que sentimos. Desde que não estacionemos em alguma parada da vida. Até porque temos que aprender com o que nos acontece, de bom ou ruim, e ir em frente.

Fico pasmo quando encontro alguém que não crê no amor, que não consegue perdoar um amigo ou que não aprende nada após quebrar a cara duas vezes com o mesmo erro. Não entendo (e quem disse que um dia vou entender?) como tem gente que não vê nenhuma possibilidade de ser feliz - a não ser que a felicidade chegue numa linda carruagem branca e bata à sua porta.

Como eu disse lá no início, lidar com tudo isso pode ser difícil, mas o aprendizado é significativo. No meio da névoa, ninguém enxerga. Mas deixe ela se dissipar. Ela vai embora. E já que sentimento a gente não mede; não julga e, sim, tenta compreender, eis o que nos cabe: sentir, aprender e viver.

Sentir, aprender e viver...


O Canhoto

10 comentários:

Anônimo disse...

well.... aprender... evoluir... sem endurecer demais... sem ser permissivo demais... o que é o sentimento senão o acúmulo de reações do nosso corpo?... o que é o nosso corpo senão o acúmulo de idas e vindas de nossos sentimentos?...seguimos pelo caminho como se um véu fosse colocado em frente aos nossos olhos... será que estamos dispostos a tirar este véu e enxergar claramente a realidade?... e a realidade, existe?.... quantas? qual? a minha ou sua?

Anônimo disse...

são as delicias de estar vivo
ainda bem

Anônimo disse...

Às vezes "sentir" dói demais - mas é impossível vivermos uma vida vazia...
O coração - e a mente - precisam se arriscar...respirar...sentir...
Belo texto, Thiago....
Gosto de "ler" vc..
Abraço

Anônimo disse...

Gostei do texto, realmente temos que sentir, aprender e viver...

Anônimo disse...

Gostei do texto, realmente temos que sentir, aprender e viver...

Anônimo disse...

Thiago,
quase chorei...quase.
Não fique feliz por isso heheh.
Gosto do seu texto, isso vem de dentro?

Beijos,

Cleu

Anônimo disse...

É Canhoto, vc Filosofa cada dia mais. O que eu gosto é que são realmente textos sobre o que cada um que lê, já se questionou ou passou pela experiencia um dia. Continue escrevendo pois gosto do que leio. Abração

Anônimo disse...

Nossa, fazia tempo que não visitava o blog e hj resolvi ler tudo o que não tinha lido ainda!!
Esse texto me caiu como uma luva!
Terminei um relacionamento super complicado! Isso foi a meses, mas ainda sinto o peso do tempo que vivi junto a essa pessoa!!
Tanto que hj não entendo as atitudes de vários "amigos"!! Será mesmo que um dia o foram?? Não sei. Só sei que me sinto no meio dessa névoa... mas escura como em dia de tempestades!!
Obrigado por me fazer acreditar, e acredito mesmo, que isso vai passar!!
Abraços!!

Anônimo disse...

é necessário sentirmos...até o cair da ultima lágrima...só assim nossa alma fica limpa e pronta pra amarmos novamente...parabéns pelo texto, vc escreve com a alma...abços

Anônimo disse...

Tudo na vida são experiências... elas sim geram sentimentos...São estágios necessários par enchermos nossa bagagem, se não, nos tornamos pessoas sem reações, verdadeiros robôs. Comandados não pelas direções aprendidas mas, pelas reações de sentimentos alheios.